5 Mar 2010

Sinais de Incêndio



Confirmaram-se as piores expectativas pressupostas no meu artigo anterior. A entrevista a Gonçalo Amaral em Sinais de Fogo foi um enxovalho ao jornalismo (SIC, 1/3). Sousa Tavares convidou o ex-investigador do caso Maddie para o humilhar, para verter sobre ele as suas próprias opiniões, para o calar. Não entrevistou, opinou, e se chegou a perguntar não deixou responder: era ele mesmo quem tinha muito para dizer.

Ao comportamento arrogante e antijornalístico, somou-se a falta de rigor no conhecimento, não só de detalhes, como de aspectos importantes do caso. O comportamento do jornalista foi ainda mais lamentável tendo em conta que Amaral estava judicialmente limitado na sua liberdade de expressão, pelo que não podia responder a questões levantadas pelo enfurecido Tavares nos seus comentários.


Eduardo Cintra Torres



in: Público, 05.03.2010 (edição em papel)



2 comments:

  1. Anonymous11:02 pm

    Sem palavras... muito bom artigo. Quando é que a SIC vai convidar o dr. Gonçalo para dar uma entrevista no programa sinais de fogo??? É que ele não deu nenhuma. O Miguel Sousa Tavares é que deu... Até inventou um carro num parque de estacionamento!

    ReplyDelete
  2. Anonymous3:22 pm

    Esse Sousa Tavares mostrou ser um jornalista nada isento e sem nenhuma ética profissional.

    ReplyDelete